O Padre Luís Alves de Campos nasceu em Torroselo – Seia a 16 de
julho de 1878 e faleceu em Lagos da Beira a 9 de Janeiro de 1971.
julho de 1878 e faleceu em Lagos da Beira a 9 de Janeiro de 1971.
Em 1895, feita a instrução primária, estudou português e latim em Lagares da Beira com o célebre Padre Gama. Seguiu para o Piodão onde estudou Humanidades como Cónego Nogueira.
Com vinte anos foi para a Guarda a fim de concluir os estudos teológicos. Foi ordenado Presbítero a 27 de Julho de 1902. Foi Pároco em Carragosela, Torroselo, Meruge e Lajeosa. Com a morte do seu tio homónimo, tomou conta de Lagos da Beira que paroquiou por 40 anos até 1954.
Pelas palavras do seu amigo Dr. Tarquínio Hall, era um notável orador e timbrava pela elegância de porte, talhante de trato, muita bondade e grande tolerância. As suas arreigadas convicções monárquicas valeram-lhe algumas perseguições.
À custa de sacrifícios pessoais e renúncia de bens de família, a ele se deve a construção de raiz de uma magnífica casa paroquial.
Aos 90 anos de idade foi carinhosamente homenageado em Lagos da Beira. D. Frei Francisco Rendeiro, Bispo de Coimbra, salientou o facto do Padre Luís ser elo de uma família com tradições sacerdotais por mais de cem anos.
1 comentário:
O Sr. Padre Luís, como vulgarmente era conhecido, foi um bom homem.
Amigo do seu amigo, muitas vezes foi injuriado sem razões, Lagos e a Igreja no seu todo, ficou a dever-lhe a construção da casa paroquial.
Voltarei a falar sobre esta grande figura.
Enviar um comentário