quarta-feira, 11 de maio de 2022

FUNERAL DO DR. JOAQUIM EMÍLIO DO AMARAL CABRAL

Tal como noticiado aconteceu hoje o funeral do Dr. Joaquim Emílio do Amaral Cabral. As cerimónias fúnebres decorreram na Igreja Matriz de Lagos da Beira. Como seria de esperar, estiveram presentes algumas das personalidades mais importantes a nível local e nacional. Localmente, Refiro-me a todo o executivo da Junta de Freguesia liderada por Nuno Batista, todo o executivo da Câmara Municipal liderado por Francisco Rolo e o presidente da Assembleia Municipal José Carlos Alexandrino, também deputado na Assembleia da Republica. A nível nacional esteve presente Marcelo Rebelo de Sousa, não nas suas funções de Presidente da Republica, mas devido à sua relação com a Dra. Rita Maria Lagos do Amaral Cabral, filha do ilustre falecido. O cortejo fúnebre até ao cemitério teve o acompanhamento da Irmandade de Santa Ana de Oliveira do Hospital e a Irmandade de São Miguel de Lagos da Beira. Destaco também a presença do Cónego Sertório Martins, antigo pároco de Lagos da Beira. 
Um pequeno texto da autoria de Vítor Fernandes deu voz a uma singela homenagem do povo lagoense e foi lido por Fernanda Madeira. Segue-se o referido texto:

Ontem, dia 9 de maio, uma onda de profunda tristeza invadiu esta pequena e singela aldeia de Lagos da Beira. Faleceu alguém por quem todos nós lagoenses temos o maior respeito, admiração e carinho. A maior parte de nós cresceu a ver o Doutor Joaquim Emílio nos seus passeios até à quinta do Boco. Pelo caminho cumprimentava toda a gente de forma afável, com o seu sorriso luminoso e generoso. Generosidade é mesmo a palavra que melhor define esta figura da nossa terra. Generosidade que tanto se manifestava na nota que, dissimuladamente, dava aos menos afortunados como no custeio de grandes obras realizadas ao longo dos anos. Entre tantas obras, recordo aqui o restauro da Igreja Matriz em 1959. Note-se que tal ato benemérito foi por vontade expressa de sua mãe, Dona Maria da Luz Madureira Ribeiro do Amaral, falecida dois anos antes. Eis outra figura que o nosso povo não esquece e que, por razões de sobra, apelidou de “Mãe dos Pobres”. O Doutor Joaquim Emílio terá herdado a bondade e a nobreza de caráter da sua mãe e soube por em prática ao longo da sua vida tão distintas virtudes. Homem profundamente religioso regeu a sua vida pelos ensinamentos fundamentais da fé cristã e soube transmitir à sua descendência esses mesmos valores. Todos nós conhecemos os seus filhos e filhas como pessoas de bem. O mesmo acontece certamente com as novas gerações que, tal como seguem o caminho da Quinta do Boco, seguem também o caminho as mais nobres tradições desta excelsa família. Família de que o Doutor Joaquim Emílio do Amaral Cabral foi um pilar fundamental. Foi e continuará a ser enquanto houver memória e as boas e marcantes memórias são fogos eternos que iluminam as nossas vidas e nunca se apagam.

Ontem, dia 9 de maio, uma onda de profunda tristeza invadiu esta pequena e singela aldeia de Lagos da Beira, mas há o reconforto da certeza de que o Doutor Joaquim Emílio, por obras valorosas se libertou da lei da morte. Faz parte da nossa História e a História não é só passado. É também presente e futuro. Viverá para sempre na nossa memória coletiva e acima de tudo, viverá para sempre nos nossos corações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Paz à sua alma Amém