Rádio Boa Nova – De Oliveira do Hospital para todo o mundo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FIGURAS - 1 - PROFESSOR JOSÉ JOÃO DA FONSECA E DONA MARIA DA RESSURREIÇÃO GUILHERME HALL

As pessoas mais importantes de uma comunidade são todas. No entanto há sempre quem se destaque pela sua obra, pelo seu exemplo, pela sua dedicação a causas comuns. Abre-se aqui uma nova página onde tentarei recordar pessoas que marcaram a vida desta Freguesia.

PROFESSOR JOSÉ JOÃO DA FONSECA E DONA MARIA DA RESSURREIÇÃO GUILHERME HALL

O Professor José João da Fonseca nasceu em Aldeia Velha, Concelho do Sabugal em 22 de Fevereiro de 1890. Concluiu o curso da Escola Normal da Guarda e concorreu para a escola do sexo masculino da Freguesia de Lagos da Beira, onde foi colocado em 29 de Novembro de 1913. Em Dezembro de 1914 casou com Dona Maria da Ressurreição Guilherme Hall, também professora em Lagos da Beira na escola para o sexo Feminino. Sem prejuízo para a sua actividade docente, onde foi figura das mais destacadas como mestre e pedagogo, o Professor José João, desempenhou durante vários anos funções de vereador na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com o pelouro da instrução. Esteve também à frente da Junta de Freguesia de Lagos da Beira durante 20 anos, sendo 16 como presidente. Dessa actividade destaca-se a ligação de estrada a Oliveira do Hospital e posterior alargamento e as obras de ampliação do cemitério. Faleceu a 29 de Junho de 1966 com 76 anos.
PROFESSOR JOSÉ JOÃO DA FONSECA COM SUA ESPOSA, DONA RESSURREIÇÃO
E SEU FILHO VIRGÍLIO HALL 
Dona Maria da Ressurreição Guilherme Hall nasceu em Aldeia das Dez a 14 de Fevereiro de 1888. Diplomada com distinção pela Escola Normal de Coimbra, foi a primeira professora a exercer funções docentes na escola do sexo feminino de Lagos da Beira, tomando posse em 1912. Aliando o muito saber a uma inteligência fulgurante, a professora Dona Ressureição, destacou-se como educadora das mais competentes da região. Faleceu a 3 de Maio de 1974 com 86 anos. Estas duas figuras foram pais de outras duas personalidades incontornáveis: Tarquínio Hall e Virgílio Hall, de que falarei noutro artigo.